Museu da Cortiça, Precisa de Solução Urgente
Tendo em conta que:
O Bloco de Esquerda tomou conhecimento público da iminência do encerramento do Museu da Cortiça, devido à falência da Fabrica do Inglês, em Silves.
Segundo o seu director, o encerramento pode ocorrer ainda no corrente mês, devido às dificuldades financeiras que atravessa a sociedade proprietária do museu e do parque de lazer em que se insere.
Com este encerramento hà uma ameaça que pende sobre o seu valiosíssimo património, que não pode, em circunstância alguma, ser vendido a retalho ou alienado de uso público; considerando ainda que:
- é certamente o museu mais rico ao nível da indústria da cortiça, com um acervo notável em maquinaria, oficinas e arquivo documental.
- é apontado por muitos como um dos melhores museus industriais da Europa – em 2001 foi distinguido pelo Fórum Museológico Europeu com o Prémio Micheletti para Melhor Museu Industrial da Europa, tendo recebido nesse ano mais de 100 mil visitantes;
- o Museu da Cortiça constitui um dos mais importantes pólos turísticos e culturais de Silves, faz dignamente jus à história da indústria corticeira Silvense;
- a importância e o património deste museu estão naturalmente muito para além das fronteiras do concelho de Silves, dando-lhe um carácter supra-municipal.
A administração da sociedade terá proposto ao Município de Silves, afim de salvaguardar o equipamento, o estabelecimento de um protocolo para arrendamento do espaço, aguardando-se um parecer jurídico para apurar da viabilidade da proposta e a resposta da autarquia.
A importância deste museu e o seu riquíssimo património exigem, por isso, a intervenção pública, mormente do Governo e das competentes direcções da Cultura, Economia e Turismo, de uma resposta rápida.
Atendendo ao exposto a Assembleia de Freguesia de Silves vem manifestar a sua preocupação para a existência desta grave situação e para a inexistência de notícias quanto à sua resolução e vem solicitar junto de V. Exas* que dignem empenhar-se na procura de uma solução que evite seja posto em causa este valioso património.
Assembleia de Freguesia de Silves, 21 de Dezembro de 2009.
O Membro do Bloco de Esquerda,
na Assembleia de Freguesia de Silves
Carlos David Marques