Anualmente é realizado o concurso de transportes escolares pela Câmara Municipal de Silves.
Este concurso tem por objectivo proporcionar à população escolar, transporte dos seus locais de residência para os estabelecimentos escolares.
Sempre foi dito por este Executivo Camarário que os transportes escolares serviam para ajudar a proporcionar receitas às várias colectividades do concelho, que se dispusessem a concorrer.
De acordo com estratégia as várias entidades foram—se equipando com transportes para o efeito que a própria autarquia ia apoiando, concedendo subsídios financeiros.
Mais ainda, foi fomentada a aquisição de viaturas de 9 lugares e outras para irem aos locais de acesso mais difícil.
Este ano de forma algo surpreendente e inexplicável tudo se alterou. Concorreram entidades exteriores ao concelho, de natureza privada e com viaturas de maior lotação. Estas, em virtude desta maior lotação, puderam apresentar preços por kilometro mais baixos e assim ganhar alguns percursos.
As várias colectividades até aqui beneficiárias ficaram bastante surpreendidas e a deitar contas à vida, com os encargos e expectativas entretanto criadas. Na eminência de despedir funcionários entretanto contratados.
Dada a importância da problemática em causa e as dúvidas e incertezas que persistem para o futuro vimos solicitar a realização duma Assembleia Municipal extraordinária para a clarificação de toda esta problemática.
O deputado Municipal do Bloco de Esquerda
Carlos Cabrita
30/09/2008