Share |

25 de Abril / Sessão Solene da Assembleia Municipal de Silves

 

O Dia 25 de Abril de 1974 representa para o nosso País e o Povo Português a Alvorada Libertadora dum regime político totalitário e fascista.

Este acontecimento abriu a porta para um conjunto de expectativas que se foram concretizando e outras adiando, caindo sucessivamente no esquecimento. Muitos dos desígnios de Abril estão por cumprir.

Esta efeméride, apesar de anualmente relembrada e comemorada, corre o risco de ir caindo no esquecimento, particularmente junto dos mais jovens, para quem esta data menos representa.

Silves tem uma longa tradição de combate ao fascismo e de lutas progressistas que merecem ser passadas em testemunho às novas gerações.

Neste contexto, vimos PROPÔR a esta Assembleia que anualmente realize uma Sessão Solene evocativa do “25 de Abril”, do combate à opressão e da Libertação dos Povos, destinada a ser presenciada, sobretudo pelos mais novos.

O Membro da Assembleia Municipal, do Bloco de Esquerda

Carlos Alberto Alexandre Cabrita

Silves, 29 de Abril de 2008

 

[proposta aprovada por larga maioria de votos do BE, CDU e PS (este com uma abstenção, curiosamente do Presidente da AM) e a abstenção de 11 membros PSD e um voto contra.Trinta e quatro anos depois, na primeira composição da AM com o BE, a AM de Silves passará a evocar esta data]