O Bloco de Esquerda vem, nesta Assembleia Municipal que se está a realizar em S. B. de Messines, mostrar inquietação quanto ao futuro do Penedo Grande e recomendar à Câmara Municipal que salve essa encosta arborizada dos vários perigos que a ameaça.
O montado de sobro do Penedo Grande, nos últimos anos, tem sido muito Incomodado pelo stress hídrico e todos os verões paira sobre ele a terrível ameaça que são os incêndios florestais. Apesar do sobreiro ser espécie há muito protegida pela lei, nota-se à vista desarmada que os interesses imobiliários não ligam muito a isso e cobrirão toda a encosta de casas, se a Câmara Municipal de Silves deixar.
O Bloco de Esquerda defende que os sobreiros do Penedo Grande não devem tombar, no futuro, para dar lugar a empreendimentos com pouco ou nenhum interesse público e recomenda que a Câmara invista nele os impostos que irá cobrar com venda das moradias, agora em construção.
O Bloco de Esquerda sugere que o Penedo Grande continue a ser um dos sítios mais emblemáticos da vila e a Câmara Municipal adquira nele terrenos para os transformar em espaços de lazer.
S. B. de Messines, 29 Junho de 2006
António Duarte