Comemora-se a 21 de Março, mais um Dia Mundial da Floresta. Esta continua a ser, na actualidade, um importante factor de manutenção da qualidade de vida no nosso planeta.
Hoje em dia, quiçá ainda mais, dado a existência do fenómeno das “Alterações Climáticas”, em que a floresta é fundamental na absorção do dióxido de carbono existente em excesso na atmosfera, contribuindo para minorar este problema.
Por outro lado, a preservação e valorização da floresta, continua a ser um importante factor de referência na valorização da qualidade de vida das populações locais e da sua sustentação económica.
No passado recente, a problemática dos incêndios florestais tem sido factor de degradação acentuada do nosso património florestal.
Contudo, há sinais de esperança, em como algo está a mudar: a criação recente de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), em que, quer a sociedade civil, através de entidades representativas (associações), quer os poderes públicos autárquicos e nacionais se mobilizam neste combate pela preservação e valorização do património florestal, são encorajadores, alargando e consolidado a intervenção individual dos proprietários florestais.
Para perceber “in loco” estes sinais, o núcleo de Silves Bloco de Esquerda vai realizar neste dia a sua “Jornada Florestal”, para o que convida todos que o queiram a acompanhar-nos.
O ponto de encontro é no restaurante “Gasolinas” (IP 1), no dia 21 de Março, pelas 9h30m.
Seguiremos para visitas de terreno a trabalhos florestais em execução de corta-fogos, limpeza de mato e novas plantações, em curso nas freguesias de São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines e Silves, da responsabilidade da Associação Viver Serra e da Câmara Municipal de Silves (Herdade de São Bom Homem).