Share |

Bloco de Esquerda nas AUTÁRQUICAS 2009, em SILVES

 

BE de Silves quase duplica as votações para a Assembleia e para a Câmara Municipal, ficando a escassos votos (menos de 30) da eleição de um segundo membro na AM que iria acompanhar o eleito, Filipe Bárbara. Só o triplicar da votação teria permitido a eleição do ambicionado acesso à vereação da CMS.

Das várias candidaturas às Assembleias de Freguesia, duas permitiram a eleição de elementos (um em cada), em Alcantarilha e Silves, com a particularidade de este último eleito ter conduzido à perda da maioria que a CDU detinha, há vários anos, em Silves. Foram eleitos Carlos David Marques e Orlando Gonçalves, respectivamente para Silves e Alcantarilha. 

O BE Silves obtém percentualmente boas votações no concelho ficando, no contexto nacional, nos primeiros lugares do ranking classificativo (3.º no Algarve), mas, ainda assim, aquém dos objectivos inicialmente traçados pelos responsáveis locais.

Expressamos publicamente o nosso regozijo pela perda da maioria absoluta na Câmara Municipal, por parte do Partido Social Democrata, para as forças de esquerda, reforçando-se a possibilidade da formação de maiorias político -sociais de esquerda no concelho e noutros órgãos autárquicos agora eleitos, muito particularmente, na Assembleia Municipal, para onde o BE elegeu o seu cabeça de lista. 

Não podemos deixar passar a oportunidade de felicitar os vencedores e os vencidos, pelo seu contributo nesta disputa eleitoral. 

Disputa que veio a revelar-se, mais uma vez, muito diferenciada do ponto de vista dos recursos e meios envolvidos, particularmente dos financeiros, usados pelos vários partidos, evidenciando quão difícil é manter uma disputa equilibrada em presença de tão díspares condições. Desviou-se, mais uma vez, a atenção do eleitorado, valorizando-se o acessório (a encenação, os brindes, os festejos, etc) em detrimento do essencial: os candidatos e os respectivos programas eleitorais. 

Àqueles que nos acompanharam, participando nas nossas listas e trabalhando em prol da representação autárquia do BE, em Silves, que acreditaram no papel decisivo do BE na transformação da prática política e na construção dum concelho mais próximo dos cidadãos, expressamos novamente o nosso agradecimento. 

Tal como acima já afirmámos, continuaremos a “Fazer a Diferença”, sempre no respeito das linhas programáticas que temos proclamado e com activismo político, sem desfalecimentos, a bem do progresso e desenvolvimento do nosso concelho.